Sem categoria

Catalão deve receber, pelo menos, mais uma rádio comunitária

Spread the love

radio

O Ministério das Comunicações vai possibilitar que novas rádios comunitárias sejam criadas em todo o país, e 699 municípios brasileiros serão contemplados. Alguns veículos de comunicação sustentam que devem ser 761 cidades.

Essa medida está prevista no Plano Nacional de Outorga (PNO) 2015/2016 de radiodifusão comunitária, do Ministério das Comunicações, e deve possibilitar ainda o surgimento de emissoras de rádio e de TV para fins comerciais. Os municípios do Norte e Nordeste devem ser contemplados primeiro, já a partir do fim de outubro próximo.

Atualmente, as rádios comunitárias estão presentes em 3.935 municípios. O objetivo com esse novo plano é ampliar o serviço para 4.288 cidades, o que representa 77% das localidades brasileiras, sustenta o MC.

Em Goiás, 24 cidades receberam autorização para instalar rádios comunitárias, sendo:

b_350_0_16777215_00_images_stories_imagens_2015_Julho_radio_vila_propicio_e_cia

A reportagem do Blog apurou que em Catalão existem dois pedidos de licença encaminhados para o Ministério das Comunicações, sendo um deles do Movimento Camponês Popular (MCP). Sobre o outro, não foi conseguido informações.

De acordo com Wender Antônio Ferreira, coordenador do MCP em Catalão, está quase tudo encaminhado para que seja concedido ao grupo uma rádio comunitária. “Estamos empolgados e certos de que vai dar tudo certo. Uma rádio vai ajudar muito a gente que é do campo, que vive dele”, observou. Ele não precisou quando será dado o aval para a construção da emissora.

Clique AQUI e veja a lista completa dos municípios contemplados no Plano Nacional de Outorgas.

Por: Gustavo Vieira/Artes: reprodução