Sem categoria

Câmara dos Vereadores cria feriado municipal

Spread the love

haiti-sorriso

A Câmara Municipal votou ontem (27) projeto que pretende incluir no calendário de comemorações do município o Dia da Consciência Negra. Se acatada pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB), a proposta declara feriado municipal dia 20 de novembro. A iniciativa é do vereador Aurélio Macedo (PP) e o PL em questão é o de nº 111/15.

A maioria dos estados brasileiros já comemora a data ou ainda a “Semana da Consciência Negra”, que começa em 20 de novembro. Ela marca o período da morte de Zumbi dos Palmares, mártir da população negra escravizada, em 1695, após ser traído.

“Esse projeto já foi aprovado ano passado e voltou para essa Casa para retificação. A importância dele para mim, além de homenagear a cultura afro-brasileira, é a conscientização que todos nós temos que ter sobre a influência afro em tudo o que fazemos e somos. O interesse não é que o catalano tenha mais um dia para descansar, mas eu espero também que todo mundo tire um pouquinho de tempo para refletir sobre a luta desse povo, o povo negro, em busca de liberdade”, disse Aurélio. O texto segue para o Executivo para aprovação ou veto.

Para homenagear Zumbi e ampliar os espaços de debates sobre questões raciais no Brasil, a Lei 12.519/2011, criada em 2003, instituiu a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Onde a lei não tem poder, pode o prefeito municipal decidir pelo feriado ou não.

Por: Gustavo Vieira