Sem categoria

Foto de aluna do curso de Fotografia da Fundação Cultural é publicada pelo National Geographic Brasil

Spread the love

2

A fisioterapeuta Viviane Pereira da Fonseca sempre teve paixão pela arte de fotografar. Por isso, decidiu se inscrever no curso de Fundamentos da Fotografia oferecido pela Fundação Cultural Maria das Dores Campos. Foi através da oficina de Fotografia, que a catalana teve uma foto publicada no site e na Revista National Geographic Brasil.

A foto divulgada, de uma capivara e seu filhote tomando banho na represa do Clube do Povo, foi enviada para o “Concurso Cultural Sua Foto”. Todos os meses, a National Geographic Brasil escolhe o melhor trabalho fotográfico enviado pelos leitores. O vencedor do mês ganha um Guia de Fotografia.

“Todas as fotos encaminhadas são apreciadas por uma Comissão Julgadora formada por profissionais indicados pela Editora Abril, e dentre elas, são selecionadas as melhores fotos do mês. Para a escolha do vencedor, levam-se em consideração os seguintes critérios: adequação ao tema proposto, originalidade e criatividade. A minha foto foi a vencedora do dia 19 de janeiro”, explicou Viviane.

A legenda da foto no facebook foi: “Capivara e seu filhote em represa da cidade de Catalão, Goiás”, Flagra de Viviane Pereira da Fonseca.  “Estava voltando de um almoço e passei pela represa, quando vi as capivaras por lá. Corri em casa para buscar minha câmera. Fiquei mais de uma hora no local. Chegando de mansinho, para me aproximar o máximo possível delas. Consegui fazer mais de 120 fotos”, contou Viviane.

A participação no concurso foi por acaso. Pesquisando sobre fotografia, ela se deparou com uma publicação da National Geographic Brasil, convidando os leitores para enviar fotos.  Sobre a paixão pela fotografia, Viviane ressaltou que é algo que sempre lhe fascinou, e que a oportunidade que queria, surgiu com o curso da Fundação Cultural. “Eu sempre gostei muito de fotografia, então quando apareceu essa chance do curso aqui, fiquei super interessada. Procurei logo e tive a sorte de ter o Dalvo como meu professor”.

Viviane era a única aluna que não tinha câmera fotográfica, mas nem por isso desistiu do curso. “Eu ficava envergonhada nas aulas, porque não tinha minha câmera. Achava que não iria conseguir acompanhar o grupo. Fui ficando, comprei meu equipamento e agora, quero aprender mais. Só tenho que agradecer à Fundação Cultural por esta oportunidade e ao meu professor, porque tudo que aprendi até agora, devo a ele”, frisou Viviane.

 Para o presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Rafael Purcina, a escolha da foto de Viviane respalda o trabalho executado no curso de Fotografia. “É um curso que foi implantado aqui e que demanda uma estrutura que, infelizmente, ainda não temos. Porém, o professor Dalvo junto com seus alunos vêm desenvolvendo um trabalho magnífico e exemplar, que acabou culminando na aprovação da linda foto da Viviane pela National Geographic Brasil”, salientou.

Curso de Fotografia da Fundação

O professor de Viviane é o fotógrafo Dalvo Leão. Ele revela que a aluna era uma das mais dedicadas da turma, mesmo sem possuir uma câmera fotográfica, o que conseguiu um tempo depois. “Quando ela comprou a câmera e começou a fazer as fotos, ela sempre pedia para eu olhar e dar minha opinião. Trazia as fotos para mim e sempre conversávamos sobre o que tinha ficado bom e o que tinha que ser melhorado. O resultado está aí, com a foto que ela teve publicada no National Geographic Brasil”, destacou.

De acordo com Dalvo, a ideia de oferecer o curso de Fotografia na Fundação Cultural Maria das Dores Campos surgiu da paixão comum entre alguns amigos que tinham como preocupação, a produção de fotos artísticas. “A Fundação passou a ser um local ideal para a gente se encontrar. Como a maioria de nós trabalha em outras áreas, mas encaramos a fotografia como paixão, como arte, a gente tem mais liberdade para fazer as fotos. E era isso, a fotografia como arte, a essência do que queríamos. Surgiram, então, os primeiros cursos aqui da Fundação”, pontuou.

Mais de 30 alunos já foram atendidos. As inscrições para novas turmas estão abertas. “É motivo de orgulho para nós o que a Viviane conseguiu e, é claro, que só destaca e reforça o nosso trabalho. Em todos as nossas oficinas é isso que almejamos, que nossos alunos realmente aprendam e se destaquem, fazendo do aprendizado, simplesmente um hobby ou até apostando na atividade, como profissão na vida. Só nos motiva trabalhar mais e colocar à disposição da população  mais cursos”, comemorou Fernanda Machado, coordenadora de oficinas da Fundação Cultural.

1

ASCOM / Prefeitura