Sem categoria

Catalão terá reservatório de água com capacidade para 1 milhão de litros

Spread the love

reservatorio-sae

Prefeitura investe em melhoria e ampliação de abastecimento de água para a cidade

A Prefeitura de Catalão, por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), iniciou nesta semana a construção de mais um Reservatório Apoiado (RAP). O serviço está sendo realizado a partir de um projeto de ampliação e modernização da rede de abastecimento de água em Catalão.

O reservatório, com capacidade para 1 milhão de litros, está sendo construído na Estação de Tratamento de Água (ETA). Já foram concluídas a fundação, demarcação e concretagem do fundo. No momento, a estrutura começa a ser erguida. A privilegiada localização irá garantir abastecimento de água para cerca de 20 mil moradores, em especial para os bairros: Jardim das Acácias, Paineiras, Ipês, Jardim Europa, Laranjeiras, Monsenhor, Jardim Paraiso e para toda cidade. A previsão de entrega é março de 2016.

De acordo com o superintendente César Ferreira, a obra é de extrema importância e ajuda amenizar os picos de demanda.  “A finalidade do reservatório é acabar com a falta de  água que aflige moradores da cidade há décadas, com agravamento nos períodos de estiagem.  A implantação de uma obra dessa magnitude é muito válida, sobretudo em momentos de crise hídrica”, enfatiza.

O plano de restruturação e modernização do abastecimento de água começou a ser feito no primeiro ano do atual governo (2013), e já conta com oito Centros de Reservação e Distribuição (CRD´s) e interligação de um Centro de Reservação e Distribuição (obras já finalizadas). Principalmente em 2014, a cidade sofreu com a maior estiagem de sua história. Naquele ano, o período mais crítico levou a SAE a racionar o fornecimento por até 36 horas.

Além dessas obras, que minimizam a falta de água, a Prefeitura de Catalão irá construir, ainda neste ano, uma barragem com capacidade de armazenamento de 3,5 bilhões de litros de água, volume suficiente para suprir o consumo da cidade por um período de 178 dias, no caso de não haver reposição por parte dos mananciais hídricos.  Atualmente, o consumo chega a 21 milhões de litros de água, por dia.

Jardel Sebba (PSDB) ressalta que “as equipes da SAE e outras secretarias municipais, como a de Meio Ambiente, estão trabalhando para melhorar e ampliar o serviço de captação e abastecimento de água tratada, promovendo qualidade de vida à população”.

ASCOM / Prefeitura