Sem categoria

Pule o carnaval, mas se atente aos cuidados com a saúde

Spread the love

88352f06b2fee7cdca32c3e12f5a68a4

Carnaval é tempo de festa e muita diversão. Para curtir a sequência de dias de folia com tranquilidade, é preciso alimentar-se bem para ter bastante disposição e não perder o pique. O cuidado com os excessos de bebida alcoólica é muito importante, e para aqueles que acabam bebendo todos os dias, a atenção em manter-se sempre alimentado se torna ainda mais essencial. Lanches leves e de fácil digestão são boas opções: sanduíches com recheios pouco perecíveis, frutas, sucos e vitaminas de leite com frutas são boas ideias. Alimentos gordurosos e pesados devem ser evitados.

A hidratação durante todo o tempo é uma dica chave para evitar a tontura excessiva e a ressaca no dia seguinte, afinal, será outro dia de festa. A cada copo de bebida alcoólica, deve-se consumir um copo de água, sucos ou água de coco para repor os líquidos perdidos pelas temperaturas elevadas desta época do ano, pela agitação das festas e pelo efeito de desidratação causado pela própria bebida alcoólica.

É muito importante também se proteger do sol. É preciso ter atenção redobrada nesse período e adotar medidas para proteger bem a pele são indispensáveis. Caso contrário, além de estragar uma época de diversão, a falta de cuidados pode gerar diversos problemas de saúde.

Protetores solares são essenciais para evitar queimaduras. O recomendado são aqueles com, no mínimo, Fator de Proteção Solar (FPS) 30, independentemente da cor da pele.

Além do FPS, é preciso observar na embalagem se o filtro solar protege contra raios ultravioletas (UVA e UVB). Para quem precisa de mais proteção, caso de crianças, idosos, grávidas ou pessoas com alguma condição específica, pode-se optar por filtros solares físicos – que, diferentemente dos tradicionais (químicos), criam uma barreira na pele que reflete as radiações nocivas.

O ideal é evitar o sol entre as 10 e 16 horas. Mas se o trio elétrico sair nesse horário, a dica é passar protetor solar e também usar roupas leves, chapéus de abas largas, óculos escuros.

 

Por: Gustavo Vieira com informações do site Dicas de Saúde