Sem categoria

Semana do Jovem Eleitor: confira as ações voltadas aos novos eleitores de cada estado

Spread the love

Semana do Jovem Eleitor: confira as ações voltadas aos novos eleitores de cada estado

A Justiça Eleitoral fomenta a participação de eleitores entre 16 e 17 anos em todo o Brasil

Campanha Festival Primeiro Voto 2024

Na Semana do Jovem Eleitor, promovida pela Justiça Eleitoral de 18 a 22 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca as ações realizadas em cada estado do país. As atividades incluem visitas guiadas de escolas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), palestras, alistamento eleitoral de estudantes e até um mutirão agendado para a próxima semana.

Visitas

Em Curitiba (PR), estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Ribas, visitaram a Escola de Cidadania Política Oto Luiz Sponholz, no Fórum Eleitoral da capital. Durante a visita, as jovens e os jovens estudantes assistiram a palestras sobre a atuação da Justiça Eleitoral e os conceitos de democracia e cidadania.

Foto em que aparecem vários jovens estudantes posando. Em primeiro plano há uma fila de estudant...

Também participaram de atividades lúdicas, que promovem a reflexão, como o Jogo das Eleições, que aborda temas como Justiça Eleitoral, democracia, cidadania, voto consciente, urna eletrônica e desinformação.

Ainda no Paraná, em Pitanga, o Cartório da 38ª Zona Eleitoral da cidade recebeu as alunas e os alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Dom Pedro I para realizar o alistamento eleitoral dos estudantes.

Na foto, são vistos jovens estudantes, entre meninos e meninas, posando. Quatro deles estão abai...

A ação foi iniciativa do professor Ademar Socoloski, da disciplina de Sociologia. Segundo ele, o voto é um objeto de estudo em sala de aula, e, por isso, julgou importante estimular os jovens a participar do processo democrático.

“TRE vai à escola”

A Justiça Eleitoral também vai até as escolas. Inclusive, esse é o nome do programa: “TRE vai à escola”, que soma um total de 196 ações, sendo 128 em escolas públicas e 68 em escolas privadas. Ao todo, 14.032 estudantes de mais de 50 das 92 cidades do estado participaram das atividades propostas.

Na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, o juiz titular da 159ª Zona Eleitoral, Paulo Luciano de Souza Teixeira, recebeu 250 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior, no Bairro da Luz, para conversar sobre a formação e o funcionamento do estado brasileiro.

Foto de um grupo de pessoas reunidas, elas estão de costas para a câmera. Duas pessoas estão de ...

Em Três Rios (RJ), o programa “TRE vai à escola” visitou o Colégio Estadual Professor Kopke, no Bairro Triângulo. A juíza titular da 174ª Zona Eleitoral, Mara Grumbach Mendonça, conversou com 50 jovens sobre o processo eleitoral brasileiro.

Palestras

Em Rondônia, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO) realizou uma visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte das atividades alusivas à semana do jovem eleitor.

Durante o evento, os alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre participação política e a importância do voto. A palestra abordou temas fundamentais para o exercício da cidadania e o papel dos jovens na construção de uma sociedade mais democrática.

Atividade foi realizada com alunas e alunos da Escola Mariana, no bairro São Francisco

Um total de 71 alunos compareceu à palestra, demonstrando interesse e engajamento no tema. A iniciativa da EJE-RO visa conscientizar os jovens sobre a importância do seu papel no processo democrático e incentivar a participação ativa na vida política do país.

Mutirão

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem promovido ações para ampliar a participação do eleitorado jovem nas eleições. Uma delas será realizada na próxima semana, um mutirão para atender estudantes e a comunidade escolar com palestras sobre cidadania e direitos dos jovens na capital Cuiabá.

O evento será realizado pela 1ª Zona Eleitoral da cidade, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva.

TRE-MT MUTIRAO E PALESTRA PARA JOVENS NO IFMT DE CUIABA - VALE ESTA

Os atendimentos ocorrerão nos dias 25 e 26 de março, das 8h às 13h, enquanto a palestra será ministrada na terça-feira (26), às 10h.

Serão realizadas operações de alistamento, transferência e revisão, como também entrega de títulos, entre outros. O foco é o jovem eleitorado, com o objetivo de incentivar estudantes a partir de 15 anos de idade a fazerem o primeiro título eleitoral e participarem do processo democrático.

Interesse

Todos os anos, o TSE reforça a comunicação com o público jovem. Nas Eleições de 2022, essa parcela do eleitorado foi uma das que mais cresceu, mostrando o interesse da juventude de participar efetivamente do fortalecimento da democracia.

Conforme as estatísticas eleitorais, nos três primeiros meses de 2024, mais de 609 mil jovens entre 15 e 18 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. “É um eleitorado maior que o eleitorado de vários estados do Brasil. É um contingente importantíssimo de eleitores que se junta aos mais de 153 milhões de eleitores brasileiros. Esperamos que passe de 1 milhão brevemente”, ressaltou Moraes.

Por fim, o presidente do TSE lembrou que se encerra em 8 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, fazer a transferência de domicílio ou regularizar a situação eleitoral. “E isso vale para todas as brasileiras e brasileiros, independentemente da idade”, completou.

Saiba mais sobre a campanha