Sem categoria

Com Lula, salários crescem acima da inflação pelo 15º mês seguido

Spread the love

Com Lula, salários crescem acima da inflação pelo 15º mês seguido

 

Boletim Salariômetro, da Fipe, mostra que os acordos coletivos foram benéficos aos trabalhadores com reajuste mediano de 5%, resultado que não acontecia desde 2018

 

Foto: Marcello Casal Jr.

O Boletim “Salariômetro” mostrou que o reajuste do salário médio dos brasileiros marcou em fevereiro o 15º mês seguido acima da inflação, o que revela forte ganho real para os trabalhadores no governo Lula. Os dados ainda mostram que a marca não era alcançada desde julho de 2018 e que existe grande possibilidade de que março apresente novo ganho, marcando o 16º mês consecutivo de salários aquecidos, assim como o mercado de trabalho.

O Boletim feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, mostra que as negociações salariais favoráveis aos trabalhadores chegaram a 5% no mês de fevereiro. Isto marca um incremento de 1,2% acima dos 3,8% de inflação acumulada nos últimos 12 meses registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Leia tambémBrasil surpreende e gera 180 mil empregos formais em um mês

O relatório produzido ainda indica que o INPC deve seguir abaixo de 4% nos próximos 12 meses, o que oferece a possibilidade de mais reajustes benéficos aos trabalhadores. Para março a projeção de reajuste mediano é de 5,5% nos salários em quase 95% das negociações.

Conforma a Fundação, 89,1% das 1300 negociações tiveram ganhos reais acima da inflação, em 2024. Isto acontece porque a inflação baixa permite reajustes maiores, o que é benefício para a classe trabalhadora.

Leia tambémBC reduz taxa de juros, mas queda segue em marcha lenta 

Nas regiões os ganhos reais foram:

  • Sudeste 3,18%;
  • Norte 1,79%;
  • Centro-Oeste e Nordeste 1,29%;
  • Sul 1,20%.

Entre os setores foi de:

  • Construção Civil 3,2%;
  • Agropecuária e Serviços 2,2%;
  • Comércio e Indústria, ambos com 1,3%.

O piso mediano de fevereiro ficou em R$1.488,00, um valor 5,4% acima do Salário Mínimo.

O Salariômetro analisa 40 tipos de cláusulas dos textos dos acordos coletivos e das convenções coletivas depositados no Mediador do MTE em dados quantitativos.