Sessão polêmica e tumultuada aprova balancete de Adib Elias

2014-10-21 15.04.46

A 36ª sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida nesta terça-feria (21/10), foi quente e ao mesmo tempo confusa. É que dentre os poucos projetos na pauta o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/14, de autoria da mesa diretora, relacionado as contas dos ex-prefeito de Catalão e deputado estadual, Adib Elias (PMDB), foi aprovado mesmo diante de muito protesto dos edis da bancada tucana na Casa.

A natureza do projeto que é de cassação pede que para as contas de um gestor público serem rejeitadas, ele precisa ter 2/3 dos votos do plenário em seu desfavor, o que foi conseguido no dia 21 de agosto de 2013 com a reprovação do balancete de 2007 de Adib. Esse resultado havia contrariado a interpretação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que aprovara a mesma conta sem qualquer ressalva.

Em seguida, essa desaprovação foi anulada em março desse ano pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Catalão, que decretou a nulidade do Decreto Legislativo (nº 007/2013) por entender que ao ex-prefeito não foi dado o pleno direito de defesa na Câmara. Agora, meio a tumulto, gritos e abandono de sessão, as contas de Adib Elias estão aprovadas, garante o presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB). “Tem quase dois anos que esse projeto está na Casa, ele foi colocado em votação, foi retirado, aprovado pelo TCM, depois reprovado pela Câmara… Como a situação no conseguiu os dose votos contra para rejeitar mais uma vez o texto, eu aprovei o mesmo diante dos votos favoráveis (não contrários)”, contou. O PDL ainda deve ser apreciado em segunda votação, o que deve acontecer na próxima quinta-feira (23).
Indignado com a decisão do presidente de não ter aceitado seu pedido de vista, João Antônio disse que vai recorrer à Justiça para a invalidação da sessão. “O pedido de vista foi necessário para analisar a defesa do ex-prefeito, coisa que não tivemos tempo porque foi apresentado nesta manhã. Agora eu pergunto: como é que se aprova um projeto com a maioria fora do plenário? Nós havíamos nos retirado da sessão. Então, vamos recorrer dessa atitude arbitrária do presidente”, garantiu o vereador. 
A mesma linha de pensamento foi seguida pelo líder do prefeito no Legislativo, Aurélio Macedo. De acordo com ele, nada foi claro e ético e por isso a situação deve buscar a anulação do resultado. “Não foi lido todos os pareceres contrários, não mostraram a procuração do advogado que apresentou a defesa do ex-prefeito, e muito menos foi acatado o pedido de vista que é um direito nosso. Então, nós vamos entrar com um mandado para cancelar essa sessão e ela terá que ser refeita”. Sobre a ausência de alguns colegas, Aurélio completou que isso não colaborou positivamente ou negativamente para o desfecho.
Votaram a favor do projeto os vereadores Paulinho (PMN), Pedrinho H (PSD) e os peemedebistas Gilmar Antônio, Vandeval Florisbelo, Sargento Anísio e Jurandir Antônio. Abandonaram a reunião em atitude protesto os seguintes edis: Aurélio Macedo (PP), Juares Rodovalho (DEM), Valmir Pires (PSDC), Leonardo Bueno (PSC), Paulo César (PMDB), Silvano Mecânico (PP) e João Antônio (PSDB). Faltaram a sessão os vereadores Donizete Negão (PSC), Daniel do Floresta (sem partido) e Regina Félix (PSDB).
A sessão foi acompanhada pelo advogado de Adib Elias, Leonardo Rocha, que disse na tribuna não acreditar na injusta reprovação do balancete de seu cliente por rivalidade política, uma vez tendo o TCM, “um órgão técnico e superior”, disse, aprovado o mesmo sem qualquer desconfiança.
 
Por: Gustavo Vieira
Share Button

Já já mais informações…

2014-10-21 15.04.46

Sessão polêmica aprova balancete do ex-prefeito Adib Elias. Confira daqui a pouco no Blog do Mamede….

Share Button

Por obras no Ginásio Internacional, aulas dos CFCs serão transferidos para outro local

auto-escola-629x420

Em meados do dia 15 de outubro foi informado aos proprietários de autoescolas de Catalão, que no prazo de uma semana eles não mais poderiam ministrar suas aulas de direção nas vias que dependem do Ginásio Internacional Dimas Gomes Pires, no setor Santa Cruz. A medida foi tomada, segundo o administrador do Ginásio, Carlos Antônio Siqueira, pela retomada da revitalização de todo o complexo.

Alguns veículos de comunicação chegaram a noticiar que os mesmos já haviam sido expulsos do local, que não houve acordo entre os interessados e que a “imposição” foi estabelecida pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB).
Siqueira desmente essa informação e alega apenas que a retirada do pessoal foi necessário e imprescindível para a realização da obra. “Não é verdade o que estão dizendo. Por motivos de segurança foi pedido a eles que se retirassem de perto do Ginásio, mas exclusivamente pelo andamento da reforma. Não é seguro e possível uma ação dessa magnitude com o transitar de pessoas ali a todo instante. Então, foi pedido a eles que saíssem do lugar para a segurança de todos”, explicou.
A posição de Siqueira também é defendida pelo presidente da União de Centros de Formação de Condutores (CFC), Donizete Alves. Segundo ele, o município cedeu aos CFCs mais uma semana de aulas práticas perto do Ginásio até novas dependências serem oferecidas aos alunos e professores. Foi tudo conversado e o Joel [Fernandes] do DETRAN solicitou nossa saída para a retomada da obra. Pedimos mais prazo devido a banca que irá acontecer no final de semana e ele prontamente nos atendeu, nos deu até a próxima segunda-feira (27) para sairmos de lá”, contou. Alves disse ainda que os trabalhos das autoescolas serão transferidos provisoriamente ou não para uma área do Clube do Povo, e a que mudança tem o aval do secretário de Esportes, Luciano “Tampa”. 
Financiada pelo governo de Goiás e orçada em R$ 3,3 milhões de reais, a reforma deve compreender o piso, cadeiras, pintura e telhado; além do sistema hidráulico e elétrico, estacionamento, iluminação, jardim e outros. 
 
Por: Gustavo Vieira/Foto: ilustrativa
Share Button

Catalano é homenageado nos Estados Unidos

1

O Catalano José de Oliveira Martins Júnior foi homenageado no dia 16 de Outubro por uma multinacional ao receber o título de “funcionário MASTER SALES” que é o maior reconhecimento da Empresa a um funcionário.

A cerimônia foi realizada no HAVAÍ (EUA) e contou com a presença das autoridades mais expressivas da Empresa.

Na ocasião, Júnior recebeu: O título MATER SALES, Troféu, Placas Alusivas do evento, o reconhecimento e cumprimentos das autoridades.

Como parte da programação, Júnior seguiu para Las Vegas (EUA) e retornará ao Brasil no final da semana, quando receberá os cumprimentos dos amigos e familiares.

 

Assessoria de Comunicação

Share Button

Hora do riso, só pode ser!

Share Button

Vira, virou? Ou desvirou?

Gente boa do Blog, vou mesmo viver e não vou ver tudo, os institutos de pesquisa no Brasil ou ficaram doidos de vez. ou querem desfazer as loucuras, ou simplesmente os eleitores, esses pobres mortais piraram o cabeção.

download

As últimas pesquisas eleitorais colocam agora a presidenta Dilma Rousseff, de novo na dianteira, está na frente de Aécio Neves, e pelos votos do Nordeste, mais de 70% pró Dilma, é vitória certa, isso se as eleições fossem hoje.

O interessante é que Aécio Neves, segundo os mesmos institutos havia virado o resultado no segundo turno e chegara até a ter mais de 10% de frente nas intenções de votos, definitivamente é muita mudança para pouco tempo e claro poucas mudanças nas propostas.

Ah, ainda resta uma hipótese, muito interesse financeiro na questão, aí o dinheiro muda os lábios e o batom como muito bem cantou os Engenheiros do Havaí.

 

 

Share Button

Aonde fomos parar…

Gente boa do Blog, quando falo que vou viver e não vou ver tudo, chega mais uma, vejam essa, o candidato a governador Íris Rezende e seu marqueteiro tiveram uma ideia inédita, convidar o deputado federal, agora senador eleito por Goiás, Ronaldo Caiado para ser o secretário de segurança pública e colocar ordem na casa.

Agora vejam bem, caiado secretário de segurança pública, pode/ aonde fomos parar, se ele fosse mesmo um arauto nessa matéria teria legislado, feito algo nesses mais de 20 anos que está no Congresso Nacional, qual projeto de lei fez que beneficiasse o estado nesse quesito?

Em matéria de política no Brasil, chegamos mesmo ao fundo do poço, é cada uma que aparece para tentar salvar as candidaturas que nem “rosado” mais ficamos.

Talvez Caiado como secretário de segurança voltaria aos tempos dos Caiados no poder em Goiás, dos coronéis, das perseguições políticas, das faltas de liberdade e por aí vai, capaz que é essa mudança que querem falar com a proposta de colocar Caiado para tão importante secretaria de estado, qual será a próxima piada pros próximos dias?

 

Share Button

Começa em Catalão rodízio no abastecimento de água

Catalão terá rodízio de abastecimento de água. A medida entra em vigor hoje (21) e foi anunciada ontem pelo dirigente da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), César José Ferreira.

Os bairros da Região Oeste, que compreendem do setor Eldorado a Vila Margon I, e Região Noroeste, que abrange as Vilas Margon II e III ao bairro dos Lucas, serão os primeiras da escala. A decisão foi tomada diante da baixa no nível das mananciais, além do forte calor e da estiagem, que segundo o superintendente “há anos não se via uma situação como essa, tão calamitosa como a que estamos vivendo neste momento.”
De acordo com nota divulgada pela SAE, a cidade foi dividida em dois grandes grupos e o período de abastecimento de cada grupo respeitará o intervalo de 36 horas. Sendo assim, cada subgrupo receberá água por um período de 3 horas a cada 36 horas.
A atual administração culpa as gestões dos últimos 12 anos pelos transtornos sofrido hoje, “tendo aqueles governos percebido o problema e não investido absolutamente nada para evitar essa situação calamitosa”, observa César. A SAE informa ainda que o período de escassez de chuvas está tão severo, que cerca de 30 municípios em Goiás adotaram a mesma medida para controlar o uso da água.
 
Confira o cronograma de abastecimento em Catalão:
 
Por: Gustavo Vieira
Share Button

Acontece…

iris

Share Button